A (re)construção dos valores éticos no cotidiano escolar
FERNANDO HENRIQUE DOS SANTOS1
Projeto de Intervenção
JUSTIFICATIVA
Em tempos de perdas de significados filosóficos do ser, do modo de agir em ambientes de interação escolar a Escola entendida como órgão sociocultural de produção e reprodução de paradigmas sociais, demonstra, muitas vezes, dificuldades em lidar com esses problemas sociais de cunho valorativo: costumes, regras, afetividade entre professores, alunos e familiares, a visão do ser para com o mundo. A forma como ele se comporta perante a desafios do cotidiano escolar e social é temática deste nosso pequeno projeto de intervenção. Ética aqui entendida como o respeito que o homem tem consigo mesmo e para com demais seres. Ética que demanda um comportamento reciproco: carinho, respeito, confiança, etc. Nosso título demanda expressarmos o que queremos dizer com essa “re-construção” de valores.
Em um mundo globalizado torna-se cada vez mais presente a multiculturalidade, a diversidade cultural, social, ideológica, moral, religiosa, étnica, física, sexual, tornam a
Escola um mundo repleto de outros mundos sociais, pois ela lida com as diferentes tribos de maneira singular, causando muitas vezes empatia, desrespeitos a algumas regras de determinadas tribos/grupos sociais.
A preocupação em nosso caso é como chegar a um consenso, que toda a comunidade sinta-se ouvida pela escola. Entender a forma a qual estes conflitos surgem torna-nos capazes de compreende-los para que possamos agir coerentemente no momento de intervenção na busca coletiva por soluções.
OS OBJETIVOS:
O objetivo geral desse projeto de intervenção é oportunizar os alunos a discutirem sobre a importância do respeito às regras para o bom convívio sócio educacional.
Os objetivos Específicos são:
Descobrir através das rodas de conversa as melhores intervenções para o convívio na sala de aula;
Compreender e analisar a importância das regras, dos valores e