A química do dinheiro e a sua segurança
Nomes: Caroline, Jamila, Lara e Sthefanny. Ano: 9º Professor: Marcello Matéria: Química.
Brasília, novembro de 2009.
Moedas de 1 centavo: Aço revestida de Cobre (Cu).
O Aço é uma liga de Ferro e carbono.
Moeda de 5 centavos : Aço revestido de cobre.
Moedas de 10 centavos: Aço revestido de bronze
(Cu + Sn).
Moedas de 25 centavos: Aço revestido de Bronze.
Moedas de 50 centavos: Cobre e Níquel
Moedas de 1 real: a composição da moeda é única, pois ela possui um disco interno que é formado por uma liga de Cobre e Níquel e um disco externo formado por alpaca. (Alpaca é uma liga metálica de Cobre, Níquel, Estanho e Prata: Cu + Ni + Sn + Ag).
O papel moeda chega à casa da moeda (RJ), em grandes folhas que já vem com os itens de segurança, como: fio magnético e a marca d´água.
A Casa da Moeda já utiliza um método de identificação nas cédulas para deficientes visuais, a chamada impressão calco gráfica. Esse método imprime o valor através de variações do número zero e do sinal da barra (/), que são gravados em relevo no lado esquerdo do verso onde possui a figura da República.
Na Inglaterra, Índia, Japão e zona do euro, usam cédulas e moedas em tamanhos diferentes, para que as pessoas com deficiências visuais possam identificá-las.
O cheque é uma forma de pagamento à vista expedida contra um banco sobre fundos depositados na conta de uma pessoa, para pagamento ao beneficiário do cheque.
Como podemos nos prevenir de fraudes:
1) O registro coincidente, ou seja, uma imagem que aparece na mesma posição tanto no verso quanto na frente do cheque, (exemplo é o logo do banco). 2) A linha de segurança é diferente em cada folha de cheque. Para dificultar fraudes que utilizam colagem, montagem ou "cirurgias". A clonagem de cheques: os cheques clonados sairiam todos com a mesma linha de segurança. Alguns bancos utilizam duas linhas de segurança, uma na altura do valor em números e outra na altura do valor em letras. 3) As