A quinta disciplina no gerenciamento de projetos
Um projeto é uma oportunidade incrível para aprendizado conforme descrito por Peter Senge no seu best-seller dos anos 90, A Quinta Disciplina. Desde sua publicação o livro vendeu mais de um milhão de cópias e em 1997 foi reconhecido pela Harvard Business Review como um dos livros mais importantes de gerência dos últimos 75 anos. Em 1999 o Journal of Business Strategy elegeu Dr. Senge uma das 24 personalidades com maior influência em estratégia organizacional nos últimos 100 anos. Segundo Senge, o ciclo de aprendizagem nas organizações, ou em uma unidade de projetos, é mantido por cinco disciplinas :
* maestria pessoal - significa aprender e expandir as capacidades pessoais e criar um ambiente que estimule todos os colaboradores a buscar e alcançar seus objetivos sem medo de errar. A palavra maestria deriva do sâncrito mah que significa o grande e que originou a raiz francesa da palavra maitre que significa o altamente qualificado. Para o gerente de projetos, o conceito de maestria pessoal se traduz em auto-conhecimento, desenvolvimento de um número de capacitações e o compromisso de auxiliar processo similar em outros. Esta disciplina nos ajuda a compreender o que fazemos bem e o que podemos fazer melhor.
* modelos mentais - são imagens do mundo que construímos a partir das nossas vivências e por meio dos quais nos orientamos. O objetivo desta disciplina é rever nossos modelos mentais para ajustá-los à realidade. Segundo Dr. Senge nossos modelos mentais são "concepções enraizadas, generalizações e imagens que influenciam como compreendemos o mundo e como agimos ”
Em 1610, Galileu Galilei demoliu a concepção de que o Sol girava ao redor da Terra e foi condenado pela Inquisição sob o argumento de que sua afirmação era “boba, falsa e altamente herege “. O comentário de Galileo foi que “ eu não me sinto obrigado a crer que Quem que nos deu senso, razão e intelecto tivesse a intenção de que não