a queda do imperio romano
Essa matéria ¨A queda do império romano¨, foi tirada do livro de Claudino Piletti, Nelson Piletti e Thiago Tremonte, livro de 7° ano do ensino fundamental, e o nome do livro é ¨História e vida integrada¨, e conta como foi o declínio desse grande império de Roma.
Esse período foi de grande importância, para que hoje possamos entender o que acontece no mundo e a nossa volta, veremos a seguir como a história dos povos antigos influenciam em nossas vidas ainda hoje. A história faz parte de nossas vidas. Segundo Walter Benjamim (1892-1940), filósofo alemão, isso acontece sobretudo, porque é do passado que tiramos nossa razão de viver, nossa idéia de felicidade. È lembrando o que aconteceu no passado que encontramos sentido em nossa existência.
DESENVOLVIMENTO
O autor desenvolve o tema de forma clara, que nos ajuda a entender como e porque foi ocasionada a queda do império romano, nessa abordagem podemos entender que a causa da queda foram muitas, mas a que fica em evidência é a econômica.
Durante o auge nos séculos I e II, o sistema econômico do império romano era o mais avançado que já havia existido e que viria a existir até a Revolução Indústrial, mas o seu gradual declínio, durante os séculos III, IV e V, contribuiu enormemente para a queda do império.
A massiva inflação promovida pelos imperadores durante a crise do terceiro século destruiu a moeda corrente, anulando a prática do cálculo econômico a longo prazo e consequentemente a acumulação de capital, que somada ao controle estatal da maioria dos preços, teve efeitos desastrosos.
Então, Roma começou a ter uma queda pelas demais expansões. A falta de condições financeiras e a falta de escravos para uso de mão-de-obra em todo o império geraram tais quedas.