A qualidade da educação brasileira
O nível da qualidade da educação nas escolas brasileiras está muito abaixo da média mundial, essa baixa é gerada devido ao baixo investimento por parte do governo e de ações privadas para motivar os educadores, melhorar a infra-estrutura das escolas, e ações para melhorar o desempenho dos alunos. Com o baixo investimento nos educadores, fazem com que os mesmos vão para as salas de aulas, despreparados e desmotivados, onde acabam não conseguindo passar para os alunos, o conteúdo programado. Muitos ainda, apenas entram em sala não demonstrando a menor importância no processo de aprendizagem dos alunos. Segundo muitos educadores, o trabalho para qual foram pagos para exercer, está sendo feito, de modo que o conteúdo esta sendo passado, o que demonstra a real falta de motivação por parte dos educadores.
A infra-instrutora das escolas da rede pública, são precárias, não atendendo as reais necessidades dos alunos, onde muita das vezes, não há material básico disponível para todas as turmas, e quando há, boa parte dos mesmos são apresentados defeitos, ou estão quebrados ou mesmo muito velho, sem qualquer condição de serem utilizados. O ambiente na maioria das vezes não ajuda, as salas são mal ventiladas, a iluminação e ruim e os espaços são mal projetados, não tendo espaço suficiente para todos.
Os alunos nem sempre conseguem seguir o ritmo das aulas, como consequência, que por sua vez acaba levando a reprovação de muitos. E o governo para "amenizar" esse alto número de reprovação, criou alguns programas de aceleração para que os alunos façam mais de uma série durante um ano para não se prejudicarem. Mais não investe de verdade na formação de crianças e adolescentes, pois com curto período de tempo e muitas matérias para serem digeridas, os mesmos são obrigados a apreenderem apenas o básico de cada matéria. Para aumentar a qualidade da educação brasileira o governo deveria aumentar seus investimentos não somente dentro da