A psicologia geral e do desenvolvimento como norte para uma educação de qualidade no século xxi
Albervan Bezerra Conceição
Prof. Leonardo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Graduação em Pedagogia – Psicologia Geral e do Desenvolvimento
21/11/2011
RESUMO:
A Psicologia Geral e do Desenvolvimento revela-nos, de acordo com os teóricos, a importância de nos preocuparmos com o sujeito, respeitando seus valores morais e culturais, bem como a sua personalidade. Levando-se sempre em consideração que educação de qualidade se faz com excelência, afetividade e parceria com a família do educando.
Palavras-chave: Educação, afetividade, educando, aprendizagem, qualidade de ensino, excelência, sujeito.
INTRODUÇÃO A dificuldade que os professores e demais profissionais da educação têm em alcançar os objetivos propostos com os alunos é grande, por isso o ponto alto deste artigo é mostrar, de acordo com a psicologia, que os educadores devem ter um diferencial na explanação dos conteúdos na sala de aula, respeitando o educando com toda a experiência social e cultural que o mesmo tende a se apresentar, a fim de que o sucesso seja uma realidade para todos.
O Sucesso da Aprendizagem para a Psicologia Sabemos que a educação é o passaporte para oportunidades e a prosperidade do indivíduo. Embora essa visão seja global, o caminho para a educação do século XXI requer uma jornada local, que reconheça e responda a desafios e oportunidades específicas. A meta final é a melhoria sistemática tanto da qualidade quanto da acessibilidade da educação no mundo. Nas diferentes teorias psicológicas, a relação entre desenvolvimento e aprendizagem está presente de forma implícita, pois os mesmos são combinados com posturas teóricos-metodológicos muito distintas e práticas pedagógicas que se opõem em muitos aspectos. Todo conhecimento é resultado da junção entre o sujeito e o objeto a ser conhecido.