A Psicologia Frequentemente Comparada Pela Abilidade De Ouvir
1467 palavras
6 páginas
· PSICOLOGIA: Aspectos conceituais A psicologia frequentemente é comparada pela habilidade de ouvir, aconselhar e ajudar, entretanto isso se aplica o senso comum onde possui o conhecimento superficial da psicologia. A psicologia cientifica é um conjunto de conhecimentos sobre a realidade desenvolvidos através de estudos científicos. A psicologia se originou pelo aprofundamento da filosofia , teóricos com o interesse no estudo da alma humana ( Iniciado por Sócrates 469-399 A.C e prosseguido por Platão 427-347 A.C e Aristóteles 387-322) foram fundamentais; meados do século XIX originou a psicologia moderna, Wundt é considerado o pai da psicologia seu objeto de estudo eram os processos mentais. Abrangido o conhecimento do comportamento humano surgiram mais teorias, funcionalismo estuda a consciência de como o homem a utiliza para se adaptar ao meio, o estruturalismo estar associado ao sistema nervoso central, o Associacionismo onde o homem aprende por um processo de associação.
Existem correntes teorias com objetos de estudos diferentes mas aplicados na psicologia: O Behaviorismo fundado pelo John Broadus Watson em 1913 objeto de estudo era o comportamento humano onde o objetivo era compreender, prever e se preciso, modifica-lo. Analisando da forma : O estimulo é qualquer modificação do ambiente que provoque atividade no organismo e a reação ou resposta alteração do organismo eliciada por estímulos, o condicionamento pode-se adquirir da mesma forma que o medo , podendo sentir prazer alegria ao associar a eventos ou estímulos, onde pode ser instinto se o estimulo for apresentado várias vezes sem acompanhamento do estimulo que naturalmente provoca a resposta, atredando o comportamento por meio de condicionamento.
Skinner (1982) fala que o condicionamento é algo voluntario, não é um reflexo ou automático onde ocorre através de ações do individuo sobre o ambiente; é possível controlar a emissão de um