A PSICOLOGIA CIENT FICA da lvly
3100 palavras
13 páginas
Introdução O presente trabalho e de carácter avaliativo que tem como tema psicologia como ciência, o estudo do tema é muito importante para a sua melhor e percepção e ilustração. De realçar que a psicologia tem um campo de estudo muito vasto sendo assim, o presente trabalho tem como objectivos os seguintes:
Conceituar a psicologia como ciência;
Ilustrar o objecto de estudo da psicologia como ciência;
Descrever os métodos de estudo da psicologia.
Para a realização do trabalho baseou-se na consulta bibliográfica na qual os manuais consultados estão patentes na bibliografia do trabalho. O trabalho está constituído da seguinte forma; a própria introdução, o desenvolvimento a conclusão e a bibliografia.
1. A Psicologia como Ciência
A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objecto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa.
A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objecto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.
Na luz de MUELLER (1978:65) Psicologia o próprio termo psicologia vem do grego psyché, que significa alma, e de logos, que significa razão. Portanto, etimologicamente, psicologia significa "estudo da alma". A alma ou espírito era concebida como a parte imaterial do ser humano e abarcaria o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção.
A Psicologia é um ramo das Ciências Humanas e a sua identidade, isto é, aquilo que a diferencia, pode ser obtida considerando-se que cada um desses ramos enfoca de maneira particular o objecto homem, construindo conhecimentos distintos e específicos a respeito dele. Assim, com o estudo da subjectividade, a Psicologia contribui para a compreensão da totalidade da vida humana.
2. Objecto