A Psicanálise dos contos de fadas
O CAVALEIRO NA ARMADURA BRILHANTEEA DONZELA EM APUROS
Segundo o autor, estórias de cavaleiros heróis e donzelas em apuros ajudam a criança a entender melhor suas frustrações e angustia como quando o menino, por exemplo, que está passando por um conflito edípico e disputa com o pai a atenção exclusiva da mãe.
Com a estória o menino vê no papel do dragão malvado e forte o pai e a mãe no papel de donzela que está junto ao dragão contra sua vontade a espera de ser salvo pelo jovem cavaleiro herói que seria a criança. Estas estórias normalmente acabam com um final onde o cavaleiro derrota o dragão e salva a princesa, eles ficam juntos, mas sem muito detalhe, nesta parte a criança não quer se vê na figura do pai, ele somente deseja estar junto a mãe o tempo todo sem assumir as responsabilidades do dia a dia real de um casal que envolve um afastamento diante das atividades exercidas.
Quando o conflito é vivenciado por uma menina, as estórias que a ajudam a lidar com as dificuldades são diferentes, nelas aparecem figuras como uma mulher mais velha e má que a impede por ciúmes de obter toda a atenção de seu pai, sendo a menina uma jovem princesa. A criança sente a necessidade de preservar os cuidados maternas da mãe assimilando nas estórias mulheres bondosas, portanto a mãe pode ser representada nos dois papeis. O pai nesses casos sempre deseja , mas é incapaz de salvar a menina jovem princesa. A criança expressa o desejo de dar ao pai um filho, algo precioso que perpetue o laço afetivo dos dois.
Nos dois casos as crianças podem resolver seus conflitos édipos, desfrutando de uma boa relação familiar