Medidas de fitoplancton
Os fitoplânctons são seres fotossintetizantes que flutuam na superfície das águas. Esses seres vivos são encontrados na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, servindo de alimentação a organismos maiores. Eles estão na base porque pertence ao nível trófico dos produtores. Além de representar a base da teia alimentar dos ecossistemas marinhos, eles servem de alimento para os herbívoros do zooplâncton, e são possivelmente responsáveis pela produção de cerca de 98% do oxigênio da atmosfera terrestre.
As microalgas do fitoplâncton são responsáveis por mais de 90% da síntese de matéria orgânica nos oceanos contribuindo com aproximadamente 95% da renovação anual do oxigênio atmosférico. Se caso esses seres viessem a extinção, acredita-se que todos os outros seres vivos teriam que disputar o oxigênio do planeta Terra.
Realizar os estudos em campo relacionados a esse tema, e dentro da ecologia, nos traz grande conhecimento, pois temos a oportunidade de visualizar, por exemplo, os plânctons coletados, ter a noção da pratica que estamos realizando e consequentemente poder discutir com mais certeza sobre o que se busca nesse estudo.
Objetivos
Estudar as comunidades de fitoplânctons presentes nos ecossistemas aquáticos do IFES- Campus Santa Teresa.
Comparar as espécies de fitoplânctons em cada ecossistema estudado.
Realizar as práticas com os equipamentos adequados para o estudo dos fitoplânctons.
Área de estudo
As áreas de estudo escolhidas para a realização da aula prática foram os ambientes aquáticos da piscicultura e da suinocultura da instituição. Antes de iniciarmos as praticas de detecção dos fitoplânctons, foi necessário analisar as condições em que se encontravam as áreas estudadas. Na área de estudo da piscicultura, o clima se encontrava com céu aberto, ensolarado e com vento fraco. A temperatura local era de 24° C. A área e um ambiente artificial, de formato retangular e margens retificadas. A vegetação encontrada