A prática do Empreendedorismo
ENSINO SUPERIOR
EMPREENDEDOR EM INFORMÁTICA
A PRÁTICA DO EMPREENDEDORISMO: Oxente Sistemas
Gabriel Rios, Hélder Almeida e Pablo Lopes Universidade Estadual de Santa Cruz
Prof. Clemilda Gonzaga
Novembro de 2009
Ilhéus - Bahia
1. IDENTIFICAÇÃO
Título: A Prática do Empreendedorismo: Oxente Sistemas
Nome dos autores: Gabriel Rios, Hélder Almeida e Pablo Lopes
2. RESUMO
Sabe-se que é extremamente importante estudar e analisar as diferentes técnicas utilizadas para garantir que um negócio qualquer possa fazer sucesso e resistir ao concorrido espaço do ambiente comercial. Mas, ainda melhor, é conhecer a aplicação real dessas técnicas.
Analisando o desenvolvimento da Oxente Sistemas, pôde-se perceber como uma empresa pode encontrar dificuldades em aplicar as teorias existentes para a prática do empreendedorismo no universo empresarial.
3. INTRODUÇÃO:
Na disciplina ‘Empreendedor em Informática’ viu-se que a prática do empreendedorismo deve ser sustentada por muito planejamento e com o uso de técnicas mundialmente conhecidas que possam garantir a sobrevivência da empresa no competitivo mercado empresarial. Mesmo com todo planejamento, é inevitável que desafios apareçam pelo caminho do empreendedor, alguns mais difíceis e outros nem tanto. Nestas situações, que podem ser as mais diversas e inesperadas, o gestor deverá agir com tranquilidade e sobriedade para reduzir o número de danos ou, simplismente, sanar o problema antes que ele se torne mais grave. Através do empreendedor e empresário Alessandro Dantas, dono da Oxente Sistemas, pôde-se confirmar que o caminho a ser trilhado na exerção do empreendedorismo pode ser realmente conturbado; é necessário paciência e persistência para alcançar os objetivos que uma determinada empresa deseja alcançar. Analisando o perfil do empresário citado, vê-se características fundamentais para a prática do