A propaganda no Brasil
Disciplina: Gestão da Comunicação
Introdução A propaganda no Brasil surgiu aproximadamente do início do século XIX, em forma de classificados de compra e venda de imóveis e escravos nos jornais. Em meado dos século XX, as primeiras agências de publicidade começaram a surgir, com modelos muito mais formais de publicidade e vendas de espaços em jornais por layout. Ano após ano, até os dias de hoje, a propaganda tem evoluído e dominado os mais diversos meios de comunicação, que por sua vez, também se tornam cada vez mais diversificados e complexos.
Podemos até mesmo dizer, que atualmente, a propaganda já extrapolou os limites dos veículos de comunicação, passando a estar presentes nos mais diversos e inimagináveis locais, nas formas mais diversas possíveis.
A evolução da mídia e da propaganda no mundo obriga os países a criar suas próprias leis e limites em relação a isso. Não como uma forma de opressão, mas como uma série de condutas que regulamentam a atividade da propaganda no Brasil para que os limites do consumidor também sejam respeitados e para que os profissionais da área tenham seus direitos e deveres garantidos.
Dimensões da indústria de propaganda no Brasil
Com a era da Industrialização no Brasil, passaram a surgir diversas agências de publicidade no país. Em 1937 foi criada a Associação Brasileira de Propaganda e, dez anos depois, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade, com o objetivo de defender os profissionais do área e de incentivar o desenvolvimento do setor, além de defender os interesses das agências na indústria da comunicação.
O crescimento da indústria da propaganda foi tão rápido que em 1987 já existiam no Brasil mais de 2 mil agências de publicidade. Hoje, estima-se que existam cerca de 4 mil.
Somente na última década, com a chegada da internet, a concorrência, antes nacional, passou a ser transcontinental, e os investimentos nesta área