geo II
1.2. O USO DE TÉCNICAS CARTOGRÁFICAS COMO RECURSOS NA ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
1.2.1. Orientação e localização.
Orientação
Fornece informações próximas de um determinado local, utilizando pontos de referência (próximo ao hospital, em frente à padaria, a esquerda da borracharia, etc).
Os povos antigos se orientavam através de elementos naturais (astros), como o Sol e as estrelas. Atualmente, utilizamos outros meios de orientação como a bússola e o GPS.
Rosa dos Ventos
Pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste.
Pontos colaterais: localizados entres dois pontos cardeais – nordeste (NE), sudeste (SE), sudoeste (SO) e noroeste (NO).
Localização
Determina o local exato onde determinado ponto se encontra a partir do cruzamento de informações.
Obtida a partir das coordenadas geográficas (latitude e longitude).
1.2.2. Coordenadas Geográficas e fusos horários.
Coordenadas Geográficas: Determinam a localização exata de qualquer ponto da superfície terrestre. São determinas a partir do cruzamento da latitude com a longitude.
Atualmente para o homem se localizar na superfície terrestre é muito simples basta ter um GPS (Sistema Global de Posicionamento). Mas nem sempre foi assim. A melhor opção é saber utilizar um mapa e junto com ele a Rosas do Vento.
Com as Rosas do Vento temos: os pontos Cardeais (NORTE, SUL, LESTE, OESTE); os pontos Colaterais (NORDESTE, NOROESTE, SUDESTE, SUDOESTE); e os pontos Sub – Colaterais (NORTE-NORDESTE, LESTE-NORDESTE, LESTE-SUDESTE, SUL-SUDESTE, SUL-SUDOESTE, OESTE-SUDOESTE, OESTE-NOROESTE E NORTE-NOROESTE).
Mas para saber a localização exata de um país, cidade, ou qualquer região temos que conhecer as linhas imaginárias, que são:
Paralelos: Linhas que cortam o planeta e variam de 0° a 90° Norte e Sul (Paralelo de 0° é a Linha do Equador).
Meridianos: Linhas que cortam o planeta e variam de 0° a 180° Leste e Oeste (Meridiano de 0° é o Greenwich).
Para caracterizar uma localização exata os paralelos passam a ser