A produção agropecuária no brasil
Agropecuária é um termo utilizado para abranger de uma só vez a agricultura e a pecuária.A agricultura trata-se do processo de utilizar o solo para cultivo para obter alimentos, fibras, energia e matéria prima. Já a pecuária consiste no conjunto de processos técnicos utilizados para a domesticação e produção de animais com objetivos econômicos, feita no campo.
A agricultura é, historicamente, desde os primórdios da colonização do Brasil, uma das principais bases da economia do país. Apesar de não ser mais a atividade de maior importância da economia brasileira, a agropecuária continua se destacando no comércio exterior.
Esse tipo de produção teve um papel muito importante no Brasil na época da colonização, pois auxiliou no processo de povoamento do território brasileiro uma vez que na medida em que as propriedades rurais desbravavam o interior do país desenvolvendo esse trabalho, surgiam vilas e povoados modificando gradativamente a situação geografica local. A agricultura moderna cresceu a partir da década de 1970, com incremento da monocultura comercial com grande expansão de gêneros agrícolas para a indústria e para exportação. Após esse período foram surgindo novas tendências de produção e comercialização, como as cooperativas agrícolas.
A produção agropecuária então iniciou a trilhar seu caminho lado a lado com a tecnologia, as propriedades rurais foram classificadas a partir de então segundo o nível tecnológico, ou seja, o grau de tecnologia empregado na propriedade rural, que determina se a propriedade e seu sistema de produção é tradicional ou moderna.
1. Sistemas Agrícolas
Os sistemas agrícolas se distinguem a partir do tamanho da área cultivada e do índice de produtividade alcançado. No mundo atual existem diferentes modos de produção agrícolas, logo a produção agrícola é classificada de modo geral em 2 tipos, a extensiva e a intensiva. No âmbito brasileiro, tanto a produção agrícola extensiva, quanto a