A problemática do dengue na fronteira brasil/bolívia
Resumo
Essa revisão bibliográfica procura relatar sobre a epidemia do dengue em alguns países do MERCOSUL como o Brasil e a Bolívia, pois o dengue é atualmente, um dos principais problemas de saúde pública no mundo, que estima cerca de 80 milhões o número de pessoas infectadas anualmente. Uma vez que o dengue é uma patologia endêmica em várias partes do Brasil podendo–se tornar epidêmica se não for tratada e realizada medidas de prevenção aumentando a transmissibilidade de um país para o outro.
Palavras - Chave: Fronteiras; Brasil; Dengue.
Abstract
This literature review seeks to report on the dengue epidemics in some MERCOSUR countries like Brazil and Bolivia, because dengue is currently a major public health problems worldwide, estimates that about 80 million the number of people infected annually. Since dengue is a disease endemic in many parts of Brazil could become epidemic if not handled and performed preventive measures increasing the transmission from one country to another.
Words - Key: Borders; Brazil, Dengue.
Introdução
O referente artigo procura revisar sobre os índices de Dengue no Brasil e Bolívia os quais, são países próximos uns dos outros e com um grande fluxo migratório nessas fronteiras.
O dengue é considerado hoje um problema crescente de saúde pública mundial. Várias epidemias da doença ocorreram no Brasil nas últimas duas décadas. O país é considerado área endêmica e nele coexistem áreas de risco de dengue. O dengue é uma doença febril aguda, cujo agente etiológico é um vírus do gênero Flavivírus. São conhecidos atualmente quatro sorotipos, antigenicamente distintos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4 (Monath, 1996; Figueiredo, 2000; ICTV, 2008).
Clinicamente, as manifestações variam de uma síndrome viral, inespecífica e benigna, até um quadro grave e fatal de doença hemorrágica com choque. São fatores de risco para casos graves: a cepa do