Enem
1
B
Antes, eram apenas as grandes cidades que se apresentavam como o império da técnica, objeto de modificações, suspensões, acréscimos, cada vez mais sofisticadas e carregadas de artifício. Esse mundo artificial inclui, hoje, o mundo rural.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.
Considerando a transformação mencionada no texto, uma consequência socioespacial que caracteriza o atual mundo rural brasileiro é a) a redução do processo de concentração de terras. b) o aumento do aproveitamento de solos menos férteis. c) a ampliação do isolamento do espaço rural. d) a estagnação da fronteira agrícola do país. e) a diminuição do nível de emprego formal.
Resolução
O desenvolvimento tecnológico da agricultura permite o uso de solos menos férteis que, anteriormente, se tornariam muito difícies, senão impossíveis, de uma produção agrícola razoável. Como exemplo, pode-se citar a utilização dos solos amazônicos, cuja baixa fertilidade é comprovada – e com a tecnologia – tornaram-se produtivos. Tal fato também ocorreu com os solos lateríticos do Cerrado.
ENEM – NOVEMBRO/2010
2
A
Fonte: Incra. Estatísticas cadastrais 1998.
O gráfico representa a relação entre o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no Brasil. Que característica da estrutura fundiária brasileira está evidenciada no gráfico apresentado? a) A concentraçao de terras nas mãos de poucos. b) A existência de poucas terras agricultáveis. c) O domínio territorial dos minifúndios. d) A primazia da agricultura familiar. e) A debilidade dos plantations modernos.
Resolução
A característica da estrutura fundiária evidenciada pelo gráfico é a concentração de terras na mão de poucos proprietários, já que as propriedades com área superior a 1.000 ha (os chamados latifúndios) concentram 53% das terras agricultáveis do País.
ENEM – NOVEMBRO/2010
3
A
A maioria das pessoas daqui era do campo. Vila Maria é hoje exportadora de trabalhadores. Empresários de