A prisão em focoault

3319 palavras 14 páginas
INTRODUÇÃO

I CAPÍTULO

Histórico da vida de Foucault

No dia 15 de outubro ano de 1926 na cidade de Poitiers, França, Anne Marlapert da luz a Paul-Michel Foucault, seu pai cirurgião, professor de anatomia e médico em sua cidade de residência. Na escola de Pointers exerce o ofício de professor. Anne Marlapert, descendente de uma família de médico e cirurgião tem uma família composta de cinco pessoas, a irmã mais velha com o nome de Francine e um irmão mais moço de nome Denys. No seio familiar, a religião católica tinha predomínio e os membros mostravam uma religiosidade muito presente, pessoas bem tradicionais no entanto sobre economia levavam uma vida fortuita, faziam parte da burguesia francesa.

Foucault, menino precoce aos três anos começa a estudar no Liceu Henry IV de Pointiers, onde cursou todos seus estudos primários e secundário. Aluno dedicado e brilhante, permaneceu nesta instituição até 1940, neste mesmo ano ocorre o ingresso no colégio Saint-Stanislas onde inicia seus estudos filosóficos. Após três anos de estudos acadêmicos, conclui obtendo o bacharelado filosófico. Neste mesmo ano contra a vontade do pai, que queria ver o filho seguir medicina e tornar-se médico. Inicia no Liceu de Pointiers sua preparação para a École Normal e Superiore na Rue Ulm, em Paris.

Em 1945 Foucault presta o primeiro concurso universitário, para poder entrar na École Normale Superiore, não consegue aprovação e sua colocação foi ruim, ficou em 101º lugar. Não desiste de seu sonho e muda para Paris. Matricula-se no Liceu Henri IV de Paris, neste sendo aluno de Jean Hyppolite, aproveita para conhecer melhor as obras de Hegel que muito apreciava e Descartes um grande racionalista do seculo XVII, no ano seguinte de 1946 presta novo concurso, para sua felicidade alcançou o 4º lugar e ingressa na École Normale Superiore, de Rue Ulm, em Paris. Por seu jeito reservado e solitário leva uma vida muito isolada dos amigos e colegas, por esta

Relacionados

  • Resenha De Carina De Vigiar
    921 palavras | 4 páginas