A Primeira Forma De Administra O Da Col Nia Foi O Sistema De Capitanais
2418 palavras
10 páginas
A primeira forma de administração da Colônia foi o sistema de capitanais, que fracassaram com exceção de são Vicente e Pernambuco.Após os portugueses implantaram um sistema centralizado de governo, chamado de governo geral.
Quando os portugueses perceberam que precisavam retirar algum benefício do Brasil, implantaram o a plantação da cana, pois já tinham uma experiência com esta cultura na costa da África.
PACTO COLONIAL – direito de exclusividade comercial da metrópole com a colônia. Objetivo: acumulação de capital na metrópole. A colônia é obrigada a enviar à metrópole matéria prima e em contrapartida a comprar da metrópole produtos manufaturados.
Plantation – latifúndio, monocultor e escravocrata.
A economia na colônia de exploração será de auxiliadora. Ela vai produzir o que é necessário para a metrópole.
Sistema Colonial. Tráfico negreiro. O Brasil exportava aguardente para a África e esta exportava escravos para o Brasil.
Gera a acumulação de capital na metrópole. O trabalho escravo é lucrativo. Por isso que o índio não será usado como mão de obra escrava, mas sim o negro.
Até por que os proprietários de terras precisavam de outra mão de obra que não fosse a indígena, pois estes estavam sob a catequese da igreja católica. Companhia de Jesus e outras ordens vieram com a missão de conquistar novos seguidores (reforma protestante na europa). Assim, os índios ficam sob a tutela do Jesuitas. Um cristão não pode escravizar outro cristão. O negro nunca foi alvo da catequese.
Revolta de Beckman 1684 – cidade de São Luis / MA
Revolta Nativista – movimento contestatório do excessivo fiscalismo de Portugal na colônia sem reivindicação de emancipação.
Irmãos Beckman lideram o movimento contra o monopólio da Companhia de Comércio do Maranhão, responsável pelo fornecimento de escravos. Escravos estes doentes e velhos, fazendo com que os senhores de terras recorressem a escravidão indígena, entrando em conflito com a Companhia de Jesus.
Portanto a Revolta de Beckman é