A prevenção da gravidez em adolescentes
O assunto a ser tratado é a prevenção da gravidez em adolescentes.
2 JUSTIFICATIVA
O objetivo do nosso projeto é informar as formas de prevenção da gravidez, para proporcionar melhor qualidade de vida para os adolescentes, que estão em um período de muitas mudanças físicas, emocionais, conflitos e crises. Infelizmente não é um processo de simples adaptação as transformações da puberdade que marcam o inicio da vida adulta, ter um filho nessa idade vai trazer uma nova realidade de vida e conseqüências para seus próprios filhos e sua família, pois a gravidez precoce esta relacionada sexualidade.
Segundo Maria Sylvia de Souza Vitalle e Olga Maria Silvério Amâncio, da UNIFESP, quando a atividade sexual tem como resultante a gravidez, gera conseqüências tardias e a longo prazo, tanto para a adolescente quanto para o recém-nascido. A adolescente poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, emocionais e comportamentais, educacionais e de aprendizado, além de complicações da gravidez e problemas de parto. É por isso que alguns autores considerem a gravidez na adolescência como sendo uma das complicações da atividade sexual.
Nesse período, as primeiras relações, a maioria não utiliza anticoncepcionais, não assume para suas famílias o ato da relação, não tendo informações sobre se prevenir ou a utilização de anticoncepcionais ou problemas inseridos em suas famílias, aumentam a probabilidade de uma gravidez ou ate a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez é um problema que tem que ser levado muito a serio pois nenhuma etapa pode ser subestimado.
Milhares de adolescentes ficam grávidas por ano, as manifestações podem estar relacionadas ao ambiente que estão inseridos, pois tem facilidades e dificuldades, contexto ambiental diferente, então, cada adolescente vai ter seus princípios seus valores, e muitas vezes o fato de engravidar não envolve somente a si, mas sobretudo,