A Praia do Magoito
A posição ocupada pelo arenito e a estratificação mostram que a areia constituiu um talude eólico de encontro a um obstáculo (uma antiga arriba) e que se prolongava para o vale criando um talude de abrigo.
O depósito que se pode observar na descida para a praia corresponde a uma duna fóssil que se encontra classificada como um Geomonumento ao nível do afloramento. É uma duna que se formou no Holocénico isso é há cerca de 100 000 a 10 000 anos, e que hoje se encontra consolidada.
As dunas são acumulações de areias, transportadas por acção do vento (Fig. 1). Como o vento apenas consegue transportar grãos de areia de certas dimensões, os grãos que constituem as dunas são geralmente bem calibrados, ou seja, têm dimensões aproximadamente iguais.
Figura 1: Esquema representativo da formação de uma duna com indicação do sentido do vento e orientação da laminação oblíqua que se pode observar no interior da duna.
Na duna consolidada do Magoito pode observar-se laminações oblíquas (Fig. 1 e fotografia) que permitem determinar qual a direção em que sopravam os ventos aquando da formação da duna.
A duna consolidada do Magoito tem uma importancia nacional.
Medidas de proteção recomendadas:
- Manutenção das condições de proteção e interdição de intervenções que descaracterizem a duna fóssil.
Trabalho realizado por: - Patrícia Baldonero, 10ºA, nº26