A Porta Aberta
Como pode a igreja ou o cristão querer ter uma "porta aberta" para pregar o Evangelho ao mundo, se os cristãos estão amarrados à televisão, aos videogames, aos vícios e outras coisas mais?
Os cristãos em Filadélfia se firmaram no Senhor Jesus e não O negaram. Por isso o Senhor lhes prometeu uma porta aberta: "...eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta..." (Apocalipse 3.8). Podemos entender que esta porta aberta tem sentido duplo. É aberta para o alto:
"Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura." Hebreus 10.19-22
É também aberta para a pregação do Evangelho ao mundo: "porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários" (1 Coríntios 16.9).
Esta porta estava aberta para os cristãos da igreja em Filadélfia. Ainda que o ódio pagão tentasse resistir aos cristãos, a porta estava sempre aberta e ninguém podia fechá-la. O Senhor Jesus diz ainda: "Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei" (Apocalipse 3.9).
É interessante notar que as únicas igrejas que não tiveram qualquer tipo de repreensão, Esmirna e Filadélfia, tiveram de enfrentar a oposição daqueles que pertenciam à sinagoga de Satanás.
Quem são aqueles que se declaram judeus e não são? Sabemos que durante o Seu ministério terreno, o Senhor Jesus teve de enfrentar judeus hipócritas. E a eles, entre outros "ais", o Senhor disse:
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de