A poluição da água
Poluição química é a contaminação ambiental (solo e água principalmente) gerada por produtos químicos.
Causas
A poluição química pode ser intencional ou acidental. A mais comum é a primeira forma, pois muitas indústrias despejam produtos químicos em rios, lagos ou diretamente na rede de esgoto da cidade, não fazendo o devido tratamento. É comum também a ocorrência de poluição na zona rural, através da contaminação do solo pelo uso excessivo e irregular de pesticidas.
Consequências
A poluição química praticamente elimina a possibilidade de vida nos rios e lagos contaminados. Todo ecossistema pode ser seriamente prejudicado nestes casos. Além de peixes e plantas aquáticas, aves que se alimentam destes peixes também podem morrer.
No solo, pode gerar problemas de contaminação de lençóis freáticos, nascentes de água e até deixar um terreno impróprio para a agricultura ou construção de habitações.
Outro sério problema é quando ocorre o contato de seres humanos com solo ou água contaminada por produtos químicos, pois pode haver o desenvolvimento de doenças ou problemas graves de saúde.
Descontaminação
Descontaminar solo ou água é um processo de alto custo e , muitas vezes, demorado. Existem casos de terrenos, contaminados por produtos químicos, que ficam décadas sem utilização em função do grau elevado de contaminação e também do poder de toxidade do poluente.
Nos casos de poluição de rios ou córregos o problema também é sério, pois a água leva o poluente por todo curso, contaminando as margens. É comum também, neste caso, o produto químico ficar depositado no fundo do rio, dificultando muito o processo de descontaminação.
Principais poluentes químicos:
Produtos tóxicos minerais:
- sais de metais pesados
- sais minerais
- mercúrio
- ácidos
- chumbo
- álcalis
Produtos tóxicos orgânicos:
- fenóis
- hidrocarbonetos
- detergentes
Você sabia?
- Contaminar o meio ambiente é considerado um crime ambiental.