A Pol Tica Comercial Dos Estados Unidos Visa
Guilherme Henrique 19392
Flávia Brena 19453
Desire Palombo 19430
Paola Gracia 19995
Juliana Alves 19443
A política comercial dos EUA para a América Latina
A política comercial dos Estados Unidos visa, primeiramente, o livre comércio, sobre todos os outros aspectos de integração. No NAFTA, por exemplo, enquanto é livre a circulação das mercadorias e capitais, a de mão-de-obra não é.
Além do NAFTA, alguns outros programas de integração dos Estados Unidos visam a diminuição da imigração, como é o caso do CBI (América Central e Caribe).
Pode-se citar tambem como um aspecto da política comercial norte-americana os programas de preferência tarifária, que visam promover a industrialização de alguns países. Porém, o saldo desses programas é mínimo na balança de pagamentos dos EUA, sendo que em 2008, o valor proveniente deste programa foi de apenas 5,3% das importações totais.
A seguir, estão descritos alguns programas de preferencia tarifária na América Latina:
ATPA (Andean Trade Preference Act) – Lei de Preferência Comercial Andina
Criado em 1991 para promover o desenvolvimento de países andinos (Colômbia, Peru, Equador e Bolívia), promovendo o desenvolvimento econômico, gerando oportunidades de emprego e combatendo o tráfico de drogas. Principal produto importado: setor de vestuário.
CBI (Caribbean Basin Initiative) – Iniciativa da Bacia do Caribe
Congrega dois programas: CBTPA (Caribbean Basin Trade and Partnership Act) – Lei de Parceria e Comércio da Bacia do Caribe e CBERA
Ambos para Caribe e América Central. Com objetivo de crescimento econômico e diversificação das exportações.
Hope II – Exclusivo para o Haiti, beneficia as exportações especialmente de produtos têxteis e outros artigos, estimulando a estabilidade e crescimento econômico.
Hoje na América Latina, os EUA priorizam quatro acordos de livre comércio:
NAFTA
CAFTA (Costa Rica, Honduras, Guatemala, El Salvador.etc)
EUA-PERU
EUA-CHILE Assim podemos concluir o seguinte