A POBREZA
E a responsabilidade moral
Realizado por :
-Carolina Mendes
Turma 10º CT-B
Ano Letivo 2012/2013
A pobreza é não só um dos maiores e mais graves problemas do mundo como também uma das grandes causas do sofrimento humano.
A definição do conceito de Pobreza é algo extremamente complexo.
A Pobreza –
Conceito filosófico
Pobreza não é apenas falta de dinheiro ou miséria absoluta. A pobreza é definida, geralmente, como a falta do que é necessário para satisfazer as necessidades básicas: alimentos, vestuário, habitação e cuidados de saúde. Mas esta é também um fenómeno multidimensional que está inter-relacionado a vários fatores, em que existe a carência de bens e de serviços essenciais.
A Pobreza –
Conceito filosófico
“Pobreza não é apenas falta de dinheiro ou miséria absoluta.” A falta de recursos económicos é a forma de pobreza mais usual e pode ser considerada a base de todas as outras.
Pobreza
Pobreza absoluta Pobreza social
Pobreza relativa A Pobreza –
pobreza relativa
O conceito de pobreza relativa é descrito como uma situação em que uma pessoa, quando comparada com outras, sente a falta de algo (bens materiais) que deseja e que não tem condições de obter.
Predomina geralmente nos países mais ricos.
Ex. roupas de marca, etc.
A Pobreza –
pobreza absoluta
Do ponto de vista absoluto, a pobreza observa-se quando a pessoa não tem condições para ter acesso aos bens essenciais. À fixação dos padrões para o nível mínimo ou suficiente dessas necessidades, dá-se o
nome de linha ou limite da pobreza.
Este padrão de vida mínimo, pode ser apresentado sob diferentes aspetos, tais como nutricionais, de habitação ou de vestuário.
A Pobreza –
em síntese
• Podemos ver a pobreza tendo em conta algum juízo de valor, em termos relativos ou absolutos.
• Trata-se de uma visão subjetiva, acerca do que deveria ser um grau suficiente de satisfação de necessidades, ou do que deveria ser um nível de privação normalmente suportável.
A Pobreza –
pobreza