A pobreza no brasil diminui-- redação
A pobreza no Brasil diminui, mais as diferenças sociais ainda são intensas, o país ainda continua com uma renda distribuída inigualável. A má distribuição de renda no país tem causas históricas em relação a Concentração Fundiária, a industrialização, urbanização acelerada, o analfabetismo cuja a falta de orientação, mantém o trabalhador mal remunerado.O acesso ao ensino é uma das causas da melhoria de renda, e entre outros temas abordados no texto como a discriminação racial.
Segundo pesquisas vemos a evolução no combate a concentração de renda.
De 2001 a 2009, a melhoria teria ocorrido devido a volta do salário mínimo e programas de auxílio a sociedade como o Bolsa Família.
O índice de Gini aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e mais ricos, varia de “0 a 1”, em 2009 segundo o IBGE o Brasil teve um índice de 0,518.
As medidas eficazes ao combate a pobreza é o reajuste salarial, beneficiando os salários mais baixos e a renda de aposentados.
Apartir de 1990 o Brasil teve como auxílio o seguro desemprego e entre outros programas como o auxílio gás e alimentação para os pobres.
Saiu na imprensa que Dilma Rousseff apoia um projeto que está sendo estudado, medidas para por em prática um Plano de Combate a Extrema Pobreza, o plano prevê a retirada de 16 milhões de pessoas da extrema pobreza até 2014, o mesmo tem como meta a elevação de renda familiar per capita das famílias que vivem com até 70 reais por mês, vamos aguardar o plano ser posto em prática assim, modificando o quadro social da Sociedade.