: A pluralidade cultural como ferramenta para o aprendizado: O educador como conciliador do aprendizado
OBJETIVO GERAL
Vivenciar a diversidade cultural e étnica que compõe a realidade das escolas, assim obtendo essa pluralidade como enriquecimento para o aprendizado dos educandos.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Observar a capacidade dos educandos de se envolver com essas novas culturas propostas dentro do âmbito escolar.
Identificar as estratégias do educador no emprego de metodologias para a valorização dessa pluralidade cultural dentro da sala de aula.
Estabelecer um bom relacionamento entre culturas para que não haja preconceitos e exclusão com certas culturas.
Analisar o contexto da sociedade escolar mediante ao trabalho do educador ao incluir novas culturas em seu trabalho.
Compreender que o espaço da escola é um lugar acolhedor, e que cabe ao educador e ao corpo escolar acolher todas essa diversidade cultural.
PROBLEMA DE PESQUISA
As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos. A diferença entre culturas é fruto da singularidade desses processos em cada grupo social, sendo assim como o educador pode ser um conciliador dessas diferenças dentro do âmbito escolar?
HIPÓTESES
Diante do problema que é empregado ao educador, cabe á ele o papel de mostrar as riquezas que cada uma dessas culturas pode trazer para o convívio e aprendizado dos alunos em questão.
Cabe ao professor a busca da inclusão e aceitação por parte dos alunos, acrescentando metodologias com que seus alunos venham verdadeiramente se entusiasmar com tais assuntos.
Administrando o respeito, para com que cada cultura tenha o devido valor aos olhos dos educandos, sem nenhum preconceito.
JUSTIFICATIVA
Diferentes grupos sócio-culturais conquistam maior presença