A pessoa e a cultura
É de referir que para sabermos o que são ou quais são as diferenças interpessoais e interculturais é necessário termos noção de determinados conceitos as quais é de relatar: a pessoa e a cultura; Sendo pessoa um ser vivo individual diferente aos outros pelo propósito de possuir a razão humana; Enquanto cultura é tudo aquilo que identifica um povo tendo em conta as suas crenças, valores e outros! Então quer dizer que diferenças interpessoais e culturais são aquelas que determinam ou englobam vários tipos de pessoas e culturas.
2.Valores
Quando decidimos fazer algo, estamos a realizar uma escolha. Manifestamos certas preferências por umas coisas em vez de outras. Evocamos então certos motivos para justificar as nossas decisões. Os valores: são as razões que justificam ou motivam as nossas acções, tornando-as melhores a outras.
Os valores referem-se em geral sempre a acções, justificando está teoria temos como mencionando o seguinte exemplo: Participar numa doação de bens alimentares e roupas a favor de pessoas necessitadas a uma igreja, pode significar que atribuímos à Solidariedade uma enorme importância. A solidariedade é neste caso o valor que justifica ou explica a nossa acção.
2.1.Tipos de valores. Os valores não são coisas nem simples ideias que adquirimos, mas conceitos que traduzem as nossas preferências. Existe uma enorme diversidade de valores, podemos agrupá-los quanto à sua natureza da seguinte forma:
Valores éticos: os que se referem às normas ou critérios de conduta que afectam todas as áreas da nossa actividade. Exemplos: solidariedade, honestidade, verdade, lealdade, bondade, altruísmo (desinteresse)... e outros.
Valores estéticos: os valores de expressão. Exemplo: harmonia, belo, feio, sublime, trágico.
Valores religiosos: os que dizem respeito à relação do homem com a transcendência ou a relação entre ele e Deus. Exemplos: sagrado, pureza, santidade, perfeição.
Valores