A pessoa e a cultura
Padrões culturais e aculturação
O que é a pessoa?
Por tópicos:
- A pessoa é um ser: o Autónomo, logo:
. Racional
. Livre
. Responsável o Que se constrói ao longo da vida o Singular, único o Irrepetível o Relacional o Comunicativo Racional: porque é capaz de pensar por si
Livre: escolhe e decide o seu caminho, tem capacidade para agir ou não agir de acordo com a sua vontade.
Responsável: assume as consequências dos seus actos, responde pela sua acção, é assume-se como seu autor, reconhece-se na acção e assume as consequências dessa acção.
Autónomo: a pessoa é capaz de escolher, actuar e assumir as responsabilidades que advêm dos seus actos. Que se constrói ao longo da vida: sempre que se aprende alguma coisa está-se a realizar uma construção, sempre que se aceita a mudança, aceita-se e constrói-se o nosso carácter com base nas nossas relações com os outros.
Singular, único: cada pessoa é diferente de todas as outras porque cada uma tem características próprias.
Irrepetível: no tempo e no espaço
«Somos sempre uma pessoa única no mundo, cada um tem características próprias, nunca houve alguém no mundo como nós, nem há, nem nunca haverá. Isto traz para todos uma responsabilidade acrescida, porque já que somos únicos, as relações que estabelecemos com as pessoas são também únicas.»
Relacional: só é possível a construção da pessoa na relação que estabelece com os outros e com o mundo.
Comunicativo: todas as relações têm por base a comunicação.
A PESSOA E A CULTURA
Origem da palavra pessoa
A palavra «pessoa» deriva da palavra latina persona. No uso corrente, pessoa significa atualmente indivíduo, considerado em si mesmo, homem ou mulher, ser humano; personagem.
Conceito de cultura
MaterialO termo cultura material está relacionado com a finalidade ou sentido que os objetos têm para um povo numa cultura, ou seja, a importância e influência que exercem na definição da identidade cultural de uma