a pesquisa
CONCEITUAÇÃO
Pesquisar, num sentido amplo, é procurar uma informação que não se sabe e que se precisa saber.
Consultar livros e revistas, verificar documentos, conversar com pessoas, fazendo perguntas para obter respostas, são formas de pesquisa, considerada como sinônimo de busca, de investigação e indagação.
MAS O QUE REALMENTE É UMA PESQUISA?
Segundo Lakatos e Marconi (1987) “a pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.”
Significa muito mais do que apenas procurar a verdade, mas descobrir respostas para perguntas ou soluções para os problemas levantados através do emprego de métodos científicos. PARA OS INICIANTES...
o mais importante deve ser a ênfase, a preocupação na aplicação do método científico do que propriamente a ênfase nos resultados obtidos.
O objetivo dos principiantes deve ser a aprendizagem quanto à forma de percorrer as fases do método científico e à operacionalização de técnicas de investigação.
À medida que o pesquisador amplia o seu amadurecimento na utilização de procedimentos científicos, torna-se mais hábil e capaz de realizar pesquisas.
O estudante, apoiando-se em observações, análise e deduções interpretadas, através de uma reflexão crítica, vai, paulatinamente, formando o seu espírito científico, o qual não é inato.
TODO TRABALHO DE PESQUISA REQUER:
Imaginação criadora Iniciativa
Originalidade
Dedicação
TIPOS DE PESQUISA
O planejamento de uma pesquisa depende tanto do problema a ser estudado, da sua natureza e situação espaço-temporal em que se encontra, quanto da natureza e nível de conhecimento do pesquisador.
Isso significa que pode haver vários tipos de pesquisa.
Cada tipo possui, além do núcleo comum de