Diversos
Fig.1 Péricles
2268855103505Péricles nasceu no século V a.C , filho de Xantipo e de Agariste , e por muitos considerado o pai da democracia, este teve uma grande importância em Atenas, a família da sua mãe era uma das mais ricas e influentes nesta cidade.
Os seus tutores foram de grande importância para o seu desenvolvimento, primeiro como General e, em seguida, como político, tal como seu pai. Dámon foi o seu professor de música e, para além da teoria musical, ensinou-lhe as suas relações com a ética e a política. Anaxágoras e Zenão de Eleia foram os seus principais mestres de pensamento. Foi com eles que este aprendeu a usar a razão para explicar o mundo físico que o rodeia, e também, que a inteligência pura tirara o mundo do caus inicial, o organizava e o continuava a reger. Com eles aprendeu também a doutrina monoteísta.
Péricles reúne na sua pessoa quatro virtudes:
Para defesa do interesse do País ou da Pólis, o homem de Estado deve concentrar em si a inteligência, a eloquência, o patriotismo ou civismo e a generosidade. A inteligência dá-lhe a capacidade de analisar a situação política e de antecipar os acontecimentos, dando-lhe a resposta necessária através dos actos.A eloquência dá-lhe o poder de suscitar o apoio do povo e levá-lo a participar na ação política. De cada vez que fala à Cidade, coloca-se ao seu nível, como se, naquele momento, devolvesse ao povo o poder que dele recebeu. Reforça-o ou enfraquece-o na medida em que for capaz de partilhar com o povo a sua própria convicção naquilo que é necessário para a cidade. O patriotismo ou sentido cívico,fá-lo colocar acima de tudo o interesse do País ou da Cidade. Já a generosidade confere-lhe o altruísmo e a humildade que o defendem e o tornam inteiro aos interesses estranhos à Pólis. Desta forma, o homem de Estado suscita o reconhecimento geral da Pólis, mesmo daqueles cidadãos, que, não partilhando das mesmas 1295402319655convicções, veem nele um homem de