A perspectiva da sociologiana sociedade
951 palavras
4 páginas
Universidade Anhanguera | Trabalho de Ciências Sociais | A perspectiva da sociologia como ciência | | Professora Maria Clécia | | |A sociologia é uma ciência formadora do pensamento crítico.
A sociologia possibilita a sociedade um maior julgamento dos fatores, maior conhecimento e capacidade de pensar sobre os acontecimentos. A sociologia como uma ciência formadora do pensamento critico acaba incomodando, por exemplo, alguns setores da sociedade brasileira, pois ao possibilitar um maior conhecimento e julgamento a pessoa fica mais atenta aos fatos, julgando principalmente os acontecimentos políticos publicados nos jornais e comentados na TV. Ficamos mais atentos para nosso pensamento não ser manipulado pela mídia, e sim julgado conforme o nosso pensamento. Através desta somos estimulados a desenvolver melhor a capacidade de pensar, ficando longe do senso comum imposto pela manipulação, principalmente dos políticos através da mídia.
Karl Marx, Augusto Comte e Max Weber
Karl Marx (1818-1883), embora natural da Alemanha Marx passou a maior parte do seu tempo a escrever na British Library em Londres. Ele que nunca se apelidou sociólogo, teve uma enorme influencia na sociologia e nas restantes ciências sociais, ele se concentrava nas diferenças entre a classe de pessoas que possuíam os fatores de produção, a burguesia, e a classe de pessoas que apenas tinham o seu trabalho para vender em troca de sobrevivência, o proletariado. Ele afirmava que a classe operária derrotaria a classe dos patrões, o que resultaria numa utopia em que o estado se iria gradualmente enfraquecendo e os princípios de funcionamento da economia se baseariam na máxima “De cada um consoante as suas capacidades e a cada um consoante as suas necessidades”.
As suas noções de mudanças foram construídas a partir do trabalho de um filósofo, Hegel, q desenvolveu o conceito da dialética. Marx aproveitou essa idéia de dialética e aplicou-a à sociedade, afirmando que as origens da