A percepção
A seletividade perceptual É a capacidade de filtragem de informações em que o organismo percebe certo estimulo e elimina outro. Essa seletividade acontece devida algumas características que parecem ser relevante para obter a atenção do organismo: tamanho e intensidade, mudança, movimento e repetição.
Tamanho e intensidade: Quanto maior o seu tamanho e intensidade sonora maior será a probabilidade de que seja captado.
Mudança: qualquer mudança nas condições do estimulo como sua intensidade, tamanho, luminosidade, há maior possibilidade de ser o seu foco de atenção.
Movimento: quando um objeto estiver em movimento e outros permanecem em repouso ou vice-versa, é uma característica que atraem a atenção do sujeito.
Outros fatores como: repetição e novidade também exercem influencia sobre a atenção do sujeito, inclusive essas características de estímulos são utilizadas pela publicidade para adquirir a atenção dos consumidores.
Determinantes internos da seleção de estimulo
Os determinantes internos são: necessidades, expectativas e interesse esses fatores iram atrair a atenção de determinado objeto.
O interesse também tem um importante papel para a seleção do que se percebe, assim, como os valores e atitudes do sujeito, pois ele tem mais rapidez em percebe aquelas palavras características ou relacionadas com os seus valores.
As características da personalidade também influenciam na