a paz mundial e o dialogo
Ana Rita Filipe
Diana Filipe
Raquel Pimentel
Sumário:
Introdução
A Paz
O que é a Paz?
Globalização da Paz e a Situação Mundial
A Importância das Instituições Mundiais
O Diálogo Inter-Religioso
A Religião
A Importância do Diálogo
A Religião como Elemento Pacificador e Desestabilizador
Ponto de Vista da Filosofia
Filosofia na Paz
Filosofia na Religião
Conclusão
Bibliografia
Introdução:
Neste trabalho vamos falar sobre a paz mundial e o diálogo inter-religioso, mais concretamente, sobre a relação entre a paz mundial e a religião, bem como a visão individual de ambas as problemáticas e a sua ligação com a filosofia.
Escolhemos este trabalho porque temos algum interesse sobre a religião e sobre como esta interage com a paz, bem como gostávamos de conhecer um pouco mais sobre estes temas visto são parte do nosso quotidiano e farão sempre parte da nossa vida futura.
A PAZ:
O que é a Paz?
Paz é definida como sendo um estado de calma/tranquilidade, ausência de perturbações/agitação bem como, a ausência de violência ou guerra. Por isto, a paz entre nações e dentro delas, é um dos maiores objetivos mundiais, por exemplo, a ONU. Paz designa um estado de espírito isento de todos os sentimentos negativos, daí ser desejada por cada pessoa e, eventualmente, para os outros.
Globalização da Paz e a Situação Mundial
A aspiração de ver, um dia, concretizado este grande desejo da humanidade – a paz mundial – para o qual muitas pessoas trabalham e sobre a qual inúmeras gerações de filósofos, políticos e lideres internacionais expressaram as suas convicções, encontra-se finalmente ao alcance das nações. Contribui para isto, entre outras razões, a facilidade de comunicação entre os homens, permitindo a troca de experiências e o conhecimento dos ideais de cada povo, suas angústias, sofrimentos e aspirações.
Não é demais dizer que essa nova