Dia logo Inter Religioso
Introdução
Neste trabalho, temos como diretivo da nossa intenção motivacional a demonstração daquilo que consiste numa coexistência pacifica e equilibradamente dinâmica das religiões dos nossos dias.
Entendemos que é crucial levar a que os nossos colegas alcancem uma melhor compreensão do tema desenvolvido – Diálogo inter-religioso. Nesta medida, pretendemos, através da assimilação do máximo de informação, aclarar e tornar mais consistente o conceito inerente a este trabalho.
Neste sentido, queremos, de certa forma, fazer a promoção do diálogo entre as religiões, sejam elas quais forem. A maneira como vamos proceder vai de encontro com a tentativa de esclarecer todas a ideias que sejam relativas a este tópico e cuja incompreensão possa comprometer o entendimento do trabalho como um todo.
O que é o ecumenismo?
Ecumenismo (ou eucumenismo) é o processo de busca da unidade. O termo provém da palavra grega "oikos" (casa), designando "toda a terra habitada". Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões ou, mesmo, da humanidade. Neste último sentido, emprega-se também o termo "macro-ecumenismo".
O Dicionário Aurélio define ecumenismo como movimento que visa à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa e protestante). A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs.
Do ponto de vista do Cristianismo, pode der dito que o ecumenismo é um movimento entre diversas denominações cristãs na busca do diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências históricas e culturais. Segundo a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, o termo ecuménico quer representar que a Igreja de Cristo vai além das diferenças geográficas, culturais e políticas entre diversas igrejas. Nos