A outra história americana
O filme se enreda em torno de dois irmãos Derek e Danny.
Derek, o mais velho, é um jovem americano branco que vive em um bairro de negros. Seu pai foi o primeiro a implantar em sua cultura a ideia de que negros e estrangeiros são um atraso para o desenvolvimento do país e que os mesmos roubam os lugares de americanos no mercado de trabalho.
Assim que o pai de Derek é morto em serviço em bairro negro sua revolta faz com que ele ingresse para um grupo etnocentrista de skinheads.
Skinheads foi um grupo que surgiu em meados dos anos 60 onde aplicavam ideais de contracultura, ou seja, iam contra tudo o que a sociedade previa. Com o passar dos anos esse grupo foi se moldando a cada sociedade e hoje tem como principal ideal a apologia aos neonazistas, ou seja, o poder branco.
Derek com o passar dos anos tem sua cultura moldada no grupo de skinheads que frequenta se tornando assim um dos cabeças do grupo, que ajuda a espalhar sua ideologia e converter mais pessoas para participar do seu grupo.
Ele fica cada vez mais violento e alienado a essa cultura, quando mata dois negros que tentavam roubar seu carro.
Derek vai preso por três anos.
Enquanto isso seu irmão Danny é quem cuida de sua família que vive em uma situação precária.
Danny, mais jovem que Derek, estuda em um colégio onde o seu diretor é um negro que conhece toda história de sua família e tenta mostrar a ele que o grupo de skinheads é alienado a uma apologia que não é verdadeira.
Danny se mostra cada vez mais envolvido com os skinheads, que foi a única cultura que ele conheceu. Para Danny, negros e estrangeiros só roubam seu lugar na sociedade, seu irmão Derek mesmo preso é um rei e seus poucos amigos fazem todos parte do mesmo grupo etnocentrista de que Derek participava antes de ser preso.
Quando Derek sai da prisão percebe que seu irmão o idolatra pelo que ele era, líder dos skinheads.
Derek por outro lado conta a Danny toda sua história dentro da