A OS VILLARES
Fez parte do Grupo Villares, fundado em 1918, que também incluía, entre outras empresas, as Indústrias Villares - fabricante de elevadores, escadas rolantes e motores elétricos; a Equipamentos Villares, que fabricava equipamentos industriais; a Villares Indústrias de Base (VIBASA), que fabricava grandes equipamentos como turbinas hidrelétricas e locomotivas; e a Eletrocontroles Villares, que fabricava componentes eletrônicos.
Em 1945 adquiriu um forno elétrico com capacidade de 5,5 toneladas, o que aprimorou a produção.
Em 1959 inaugurou um vasto laboratório voltado à análise de aços especiais pois sempre considerou importante o desenvolvimento de novos produtos, para atender necessidades específicas de seus clientes.
Dos anos 90 a 2000 sofreu uma desmembração radical, restando apenas suas divisões de Elevadores e Aços. Aços Villares foi adquirida por um grupo multinacional, mantendo seu nome inicialmente e depois passando a ter a denominação atual, Villares Metals.
Em 2004 a empresa foi adquirida pelo Grupo Böhler-Uddeholm.
2007 foi um ano de acontecimentos importantes: em volume, 40% das vendas da Villares Metals tiveram como destino o mercado externo e 60% o mercado interno.
A produção aumentou em 7% em relação ao ano anterior.
E inaugurou um novo trem laminador acabador, um investimento de 50 milhões de euros, para aumentar a capacidade de produção de laminados da Empresa em 40%. Com este novo laminador, a Empresa está aumentando sua linha de produtos, visando uma maior participação no segmento automotivo e também no fornecimento de aços inoxidáveis especiais destinados às indústrias de petróleo e gás, assim como à indústria aeronáutica.
Em 2011 e 2014 foram estabelecidas duas unidades de centro de distribuição: em Joinville/SC e Belo Horizonte/Bh respectivamente.