A origem dos mumeros
Luzinara Scherer Santos
Professora Vera Beatriz Azmus dos Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Matemática (mad119) – Historia da educação
25/11/2011
RESUMO
A Historia da Educação Brasileira tem um tema bastante amplo que evolui visando o pensamento politico educacional de cada época, relatando inúmeras transformações sociais; A Historia da Educação Brasileira sofreu diversas rupturas ao passar dos anos, que caracterizaram cada período dessa historia.
Palavras-chave: Educação Brasileira. Historia. Rupturas.
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho trataremos como se deu a História da Educação Brasileira, que é uma Historia fácil de ser compreendida e estudada, pois, ela evolui em rupturas marcantes.
A primeira grande ruptura aconteceu com a chegada dos portugueses no Brasil, e com eles trouxeram um modelo próprio de educação da Europa, mas as populações que aqui viviam já possuíam um modelo ou características próprias de se fazer educação.
Com a chegada dos jesuítas por aqui foi implantado um método educacional pedagógico que os mesmos trouxeram, juntamente com a moral, os costumes e a religiosidade.
Esse método educacional funcionou por 210 anos, quando uma nova ruptura marca novamente a Historia, os jesuítas são expulsos por Marques de Pombal. A educação se tornou um caos ficou totalmente desestruturada. Tentou-se aulas regias, o subsidio literário o que não teve melhora ate a vinda da Família Real que resolve transferir seu reino para o novo mundo , pois estava fugindo de Napoleão na Europa.
Um sistema educacional nas terras brasileiras na verdade não foi implantado, mas permitiu-se que uma nova ruptura devida situação anterior.
D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudança, a Imprensa Régia. Essas mudanças ocorreram para