A origem dos jogos olímpicos
Como esses jogos eram realizados no templo de Zeus, não se permitia a entrada de mulheres naquele local,apenas homens podiam participar e assistir ao evento. Os homens que participavam dos jogos eram escolhidos através de rígidas investigações de conduta, e qualquer violação era motivo para que o mesmo fosse punido. Os participantes chegavam ao templo de Zeus antes do início dos jogos, sendo obrigatório que os participantes se preparassem físicamente e espiritualmente para os jogos.
Além dos jogos terem caráter religioso, também era utilizado para apregoar a paz e a harmonia entre os gregos. Para os vencedores das competições, era dada uma coroa, alimentação gratuita para o resto de sua vida, garantia de seu lugar em teatros e o título de herói de sua respectiva cidade.
Com a invasão romana sobre os gregos, os Jogos Olímpicos foram perdendo sua força e identidade. Os jogos então eram realizados entre os escravos e entre os animais selvagens, mas isso foi proibido em 392 a.C. pelo imperador romano Theodosius I quando o mesmo se converteu ao cristianismo, que acabou proibindo também qualquer manifestação pagã que ocorresse na