A ORIGEM DO MUNDO
Antes de começarmos a discussão sobre a origem do universo segundo a mitologia cristã, quero ressaltar que a ideia do post é mostrar quais são os fatos que deram origem ao mundo e não mostrar que a religião cristã incorporou várias características de várias outras religiões, isso será tratado em outro post.
Como a maioria – senão todos – de vocês sabem, Deus criou o mundo em sete dias, sendo que no primeiro ele criou a luz e a separou das trevas. No segundo e terceiro dias, criou os mares, a terra e as plantas. No quarto dia, Deus criou o sol e a lua, para que eles governassem o dia e noite. No quinto dia criou os seres vivos. No sexto, finalmente, criou a humanidade à sua imagem e semelhança. Todas as espécies de seres vivos tinham uma ligação com as outras e um propósito a cumprir: serem dominadas pelo homem. No sétimo dia, Deus descansou.
Detalhadamente, Deus criou o homem a partir do pó da terra e plantou um jardim que ficaria conhecido como Éden. O primeiro homem, Adão, então foi ordenado a trabalhar e tomar conta do jardim que tinha todos os tipos de árvores e animais, além da árvore do conhecimento do bem e mal, cujos frutos seriam capazes de matar o homem que os comesse.
Adão foi apresentado aos animais e então os nomeou, entretanto, não achou nenhum correspondente de sua espécie, por isso, Deus fez com que Adão caísse em um sono profundo para dele retirar uma costela e assim fazer a primeira mulher: Eva. Após essa criação, ambos estavam nus e não sentiam vergonha alguma.
Entretanto, no Éden havia a serpente, um dos animais mais astutos já criados, que conseguiu convencer Eva a comer o fruto do conhecimento alegando que,