A origem do homem
A origem do ser humano ainda é um grande mistério, até mesmo para ciência. A única coisa que os cientistas sabem é que o surgimento de homens e mulheres foi resultado de um longo processo, que se estendeu por milhões de anos e envolveu não só alterações físicas, mas também culturais, como o modo de viver e agir desses seres.
De acordo com a teoria da evolução, há cerca de 60 milhões de anos, apareceram na Terra os primeiros primatas, que deram origem a espécie humana. Através de pesquisas científicas, descobriu-se um dos ancestrais mais velhos do ser humano: o Sahelanthropus tchadensis que pode ter 7 milhões de anos. Posteriormente teriam surgido outros hominídeos (mamíferos primatas) como o gênero dos australopitecos, que habitaram a África entre 4,2 milhões de anos e cuja principal característica era o andar ereto.
Uma das espécies de australopiteco deu origem a um novo grupo de hominídeos, o Homo. Uma das espécies mais antigas de Homo é a do Homo habilis, que apareceu há cerca de 2 milhões de anos. O Homo habilis tinha uma grande capacidade de adaptação cultural e social. Por volta de 1,8 milhões de anos atrás surgiu o Homo erectus. Homo erectus era um ser de grande capacidade mental: fabricava utensílios, construía cabanas, aprendeu a dominar o fogo e andava em bandos. Foi o primeiro hominídeo a emigrar da África, alcançando a Ásia e depois a Europa. Desapareceu quando espécies arcaicas de Homo sapiens já andavam pelo planeta.
Após tudo isso, essas espécies evoluíram para o Homo sapiens sapiens, espécie da qual fazemos parte. O Homo sapiens sapiens desenvolveu a capacidade da fala, que por meio dela pode expressar seus pensamentos. A África é considerada o berço da humanidade, pois teria sido lá que surgiram os primeiros hominídeos. Foi o Homo erectus o primeiro a sair da África e iniciar o povoamento da Ásia e Europa. Porém, foi Homo sapiens sapiens que conseguiu ocupar todos os continentes.
Ainda hoje, há um controvérsia de quando e