a origem do cardan
Já no século XVI, alguns estudiosos se perguntavam como fazer para levar a força gerada pelo motor para as rodas traseiras. Depois de alguns experimentos engenhosos, um italiano chamado Geronimo Cardano inventou o eixo cardan, dando origem ao nome conhecido hoje como eixo cardan.
Funcionamento do Cardan
A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e, por sua vez, o eixo diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas. Pode até parecer uma tarefa simples, porém não é nada fácil. Em terrenos irregulares, o eixo traseiro balança muito, e a força tem que continuar chegando às rodassem perda de potência.
A princípio, parece um cano comprido, às vezes apoiado num suporte (mancal) e que fica o tempo todo debaixo do caminhão e do ônibus.
Nas extremidades desse tubo existem conexões chamadas de juntas universais, onde estão as cruzetas. São as cruzetas que dão aos cardans a capacidade de transmitir força do motor para o eixo diferencial em diferentes ângulos.
E para isso, o conjunto de luvas e ponteiras (ou pontuvas e luveiras) localizado no meio do cardan é que permite este movimento.
Além de transmitir a força em ângulo, permitido pelas juntas universais, ocardan também precisa ter a capacidadede se encolher e expandir, conforme aoscilação vertical do eixo diferencial.
Vamos explicar detalhadamente quais são os componentes do Eixo Cardan.
CRUZETA
as cruzetas são responsáveis por transmitir a força de dois eixos em ângulos.
São as cruzetas as responsáveis por permitir que o cardan transmita a força da caixa de câmbio para o diferencial, pois a caixa de câmbio está em nível acima do eixo diferencial.
O corpo principal das cruzetas é formado por dois eixos em forma de cruz.
As extremidades são chamadas de espigas (ou munhões) e em volta das espigas existem roletes que são mantidos por uma capa, também chamada de castanha. É o conjunto castanha-rolete