a origem da vida
Com possíveis respostas para perguntas como de onde viemos? E como surgiram os animais mais complexos?
Através da genética os cientistas estudam como os seres vivos tem a forma de hoje, montando a árvore genealógica dos animais.
Neste filme foi possível observar que os pesquisadores rodam o mundo atrás de pistas, que possam ajudar cientificamente. Em lugares exóticos como na Indonésia onde há uma imensa diversidade de criaturas.
Os seres unicelurares reinaram por 2,5 B.a eram criaturas minúsculas e envolto numa membrana frágil, as células criaram uma linguagem para trabalharem juntas.
O primeiro animal provavelmente era um amontoado de células não tinha boca,esqueleto,cérebro ou cabeça.
A cientista Cristina Diaz acredita que a origem da vida pode ter surgido de um ser primitivo chamado esponja, desprovido de sistema nervoso músculos ou cérebro,contem poros túneis e câmaras não tendo forma definida variando de acordo com o seu habitat.
Espalhadas pelo mundo já foram catalogadas mais de 9 mil esponjas em mares e rios.
As células das esponjas conseguem se reinventar formando novas esponjas,não existe outro animal assim. Algo importante que define a esponja como um animal, são que suas células se mantém unidas graças a proteína colágeno presente em todos os animais do planeta. Além do colágeno as esponjas tem espículas cristalinas quebradiças incrustadas no corpo, espículas são estruturas microscópicas que dão rigidez e forma a esponja,como se fosse uma impressão digital da esponja.
Devido a coordenação celular a esponja é como uma bomba que atua como um filtro vivo, que retira partículas de alimentos da água, que para retirar 30 gramas de alimento a esponja bombeia 1 tonelada de água.
As esponjas são unicelulares no qual cada célula trabalha em função do organismo com funções