clonagem
Neuza Sanches nº15 9ºA
Introdução
A clonagem é o processo pelo qual se reproduzem moléculas, células ou organismos iguais entre si e a um exemplar único inicial. O resultado da clonagem designa-se por clone.
A Ciência e a Tecnologia têm vindo a desenvolver este processo de criar cópias, aplicando-o a vários sistemas: organismos, órgãos, tecidos, células e moléculas.
As maiores restrições colocam-se à clonagem humana¹. Estas práticas comportam iscos que devem ser do conhecimento da sociedade.
¹conjunto de procedimentos destinados a obter seres humanos geneticamente idênticos uns aos outros.
CLONAGEM NATURAL
A clonagem não é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada (ou seja, na qual não há participação de células sexuais), como é o caso das bactérias, dos seres unicelulares.
A clonagem natural também pode ocorrer em mamíferos. Os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo gene, ou patrimônio genético.
CLONAGEM INDUZIDA
A clonagem induzida é feita a partir de um processo no qual é retirado de uma célula o núcleo, e de um óvulo a membrana. A junção dos dois depois é colocada numa barriga de aluguer, ou mesmo em laboratório, para a clonagem terapêutica.
A clonagem induzida artificialmente é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à pesquisa científica. Nesse caso, o termo aplica-se a uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratório, de forma artificial, baseada num único patrimônio genético.
A partir de duas célula-mãe, ocorre a produção de uma ou mais células (idênticas entre si e à original), que são os clones. Os indivíduos resultantes desse processo terão as mesmas características genéticas do indivíduo "doador", também denominado "original".
CLONAGEM REPRODUTIVA
Pretendida para produzir uma duplicata de um indivíduo,