A origem da Vida
REINO ANIMAL
Louveira-SP
2014
Rodrigo Marques do Nascimento
3º ano A Nº 38
REINO ANIMAL
Trabalho apresentado a disciplina de Biologia do curso do Ensino Médio da E.E. Profº Alberto Ferreira Rezende, sob ao orientação da Prof. Elenir , com exigência parcial de nota para obtenção de média bimestral.
Louveira-SP
2014
Introdução
O reino Animália, Animal ou Metazoa é composto por seres vivos pluricelulares, Eucariontes, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente (possuem tecido nervoso) que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais.
A maioria dos animais possui um plano corporal que se determina à medida que se tornam maduro e, exceto em animais que metamorfoseiam, esse plano corporal é estabelecido desde cedo em sua ontogenia quando embriões.
O estudo científico dos animais é chamado zoologia, que tradicionalmente estudava, não só os seres vivos com as características descritas acima, mas também os protozoários. Como resultado de estudos filogenéticos, consideram-se os Protista como um grupo separado dos animais.
Coloquialmente, o termo "animal" é frequentemente utilizado para referir-se a todos os animais diferentes dos humanos, e raramente para referir-se a animais não classificados como Metazoários. A palavra "animal" é derivada do latim anima, no sentido de fôlego vital, e entrou na língua portuguesa através da palavra animalis. Animália é seu plural.
São compostos por organismos heterótrofos, ou seja, aqueles que não produzem o próprio alimento, sendo, portanto, uma característica muito marcante que os diferem, por exemplo, do reino vegetal (Plantae). Além disso, são seres sensíveis, uma vez que apresentam sistema nervoso e muscular, visto que esses tecidos biológicos possuem capacidade de responder e interagir no meio ambiente em que vivem.
Não obstante, em sua maioria,