a origem da vida
Para o estudo da origem da vida é necessário um estudo pluridisciplinar da ciência. As moléculas se organizam, formando células. Para que isso possa ocorrer é necessário uma Evolução Química, que envolvem, além da Química, a Biologia, a Física, a Astronomia e Geologia.
A Origem da Vida é uma das grandes questões científicas da Humanidade e tem sido abordado por vários pensadores há milênios.
Teoria da Geração Espontânea ou Teoria da Abiogênese
A ideia de que seres vivos podiam surgir por outros mecanismos além da reprodução foi muito difundida na antiguidade.
A crença na abiogênese não resistiu devido a expansão do conhecimento científico e os testes rigorosos realizados por Redi, Spalhanzani, Pasteur, entre outros.
Experimento de Redi
Nos meados do Século XVII acreditava-se que os seres vermiformes que surgem nos cadáveres de pessoas e animais originavam-se pela transformação espontânea da carne em putrefação. O médico italiano Francesco Redi foi contra essa crença e formulou a hipótese de que tais vermes eram estágios imaturos do ciclo de vida de moscas. Ele acreditava que os vermes nasciam de ovos depositados por moscas na carne e não por geração espontânea.
Experimento de Joblot
O francês Louis Joblot (1645-1723) realizou, em 1711, uma experiência na qual ferveu um caldo, nutritivo preparado a base de carne e o repartiu entre duas séries de frascos cuidadosamente limpos. Os frascos de uma das séries ficaram abertos o os da outra série foram tampados com pergaminhos. Os frascos destampados estavam repletos de micro-organismos, ausentes no líquido dos frascos tampados.
Ele conclui que os micro-organismos surgiram de "sementes" provenientes do ar e não pela transformação espontânea da matéria inanimada constituinte do caldo nutritivo.
Experimento de Pasteur
Por volta de 1862, o cientista Louis Pasteur (1822-1895), desmentiu a abiogênese, comprovando assim, que os micro-organismos, originam-se a partir de