A ORIGEM DA SOCIOLOGIA NO BRASIL
A preocupação geral dos intelectuais dessa época era o interesse da descoberta do Brasil verdadeiro, contestando a visão etnocêntrica dos europeus, buscando também, desenvolver e modernizar a estrutura social Brasileira.
Os intelectuais dessa época ficaram conhecidos como geração de 30, destacando entre eles:
- Gilberto Freire: em sua pós graduação em ciências políticas, jurídicas e sociais, na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, sob a influência de Franz Boas, que mais tarde se transformaria em sua grande obra Casa Grande & Senzala, que imprime sua visão poderosa e original dos fundamentos da sociedade brasileira, descreve com objetividade a contribuição do negro e o fenômeno da miscigenação na formação social do Brasil. Tendo um impacto tão grande quanto Os Sertões de Euclides da Cunha.
- Caio Prado Junior: através do método marxista, na análise da realidade brasileira, destaca-se na sua obra Evolução política do Brasil (1933), que interpretava a situação político-colonial brasileira a parti das relações internacionais capitalistas e seu mecanismo comercial, desde a expansão marítima européia. Em 1942 publicou Formação do Brasil contemporâneo, obra de grande repercussão, analisando a colonização brasileira, através das relações comerciais, agrárias e industriais.
- Sérgio Buarque de Holanda: publicou em 1936, Raízes do Brasil, ensaio sociológico de crítica à formação oligárquica e autoritária das elites culturais e políticas brasileiras, utilizando um instrumental tipológico de Marx Weber.Em sua obra Visão do paraíso (1959) ele consegue pela primeira vez intervir na visão estereotipada que os europeus tinham