A Origem da Língua Portuguesa
Capítulo l
A Origem da Língua Portuguesa
O português é uma língua romântica derivado do latim vulgar .
O latim foi implantado na 1Península Ibérica . As pessoas que viviam naquele tempo não quiseram adotar o latim e para facilitar o vocabulário foi criado o Latim vulgar . O latim era uma língua coerente na Roma , quando suas bases conquistavam regiões a língua era levada pelos soldados para a população da área conquistada .
Em primeiro lugar o latim se expandiu pela Itália , depois pela Córsega , pelas Províncias do Oeste do domínio colonial , pela Gália , pela Espanha dentre outros .
O latim então se difundiu e transportou falares diversos para as regiões surgindo as língua românticas ou novilatinas .
Por volta de 718 , 711 tropas mulçumanas vindas do Norte da África ocuparam a Península Ibérica . Douro , região ao norte da Península foi rapidamente conquistada e os conquistadores terminaram com o 2Reino Visigodo . Com a invasão a Península , logo a língua árabe virou a língua administrativa nas regiões conquistadas , contanto a população continuou usando dialetos românicos , mais conhecidos como 3moçárabes .
O Norte da Península Ibérica ( Gália ) foi reconquistada pelos cristãos hispano-góticos dentre 740 e 868 . Com essa nova reconquista trouxeram consigo a língua galega e que se juntou com o português , virando a língua galego-portuguesa .
Em 1290 foi concluída a reconquista de Portugal , o rei Dinis l de Portugal nomeou o galego-português a língua oficial . Em 1296 o português foi adaptado e passou a ser usado não só em poesia mas como também em redações de leis e pelos notários.Com a divisão política que ocorreu a língua se separou então o galego e português seguiram caminhos individualmente .