A origem da lingua portuguesa
No século XX, o desenvolvimento desigual das nações capitalistas européias e a disputa por novos territórios coloniais causaram a nova divisão dos mercados mundiais. Quando a Alemanha derrotou a França, que já tinha conseguido um enorme desenvolvimento industrial e marítimo. Vários atritos dificultavam as relações já há algum tempo na Europa. • A Alemanha ultrapassava a produção industrial da Inglaterra e desenvolvia uma intensa rivalidade naval. • Franco – Alemão a França desejava recuperar a Alsácia – Lorena, perdida em 1871. Além dos atritos constantes, varias causas levaram o mundo à guerra. Desde o século XIX, as nações européias procuravam formar blocos para garantir sua integridade.
No limiar da guerra estavam organizadas: Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria, Hungria e Itália. Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia.
No dia 28 de Junho de 1914, os herdeiros da coroa austríaca, Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia, foram assassinados a tiros em Sarayevo, capital da Bósnia, por um estudante bosniano de nome Gavrilo Princip. No dia 28 de Junho começa a guerra, com tropas austríacas bombardeando Belgrado. Imediatamente as engrenagens da política das alianças começam a funcionar:
• Os Russos mobilizam tropas em apoio a Servia. • A Alemanha declara guerra a Rússia em 1º de agosto e a França em 3 de agosto. • Devido à invasão da Bélgica por tropas alemãs, a Inglaterra declara guerra à Alemanha no dia 4 de agosto.
Varias nações apoiaram os blocos em luta, de acordo com suas conveniências. Os chamados Impérios centrais eram constituídos pela Áustria – Hungria – Alemanha – Turquia e Bulgária. Já a Tríplice Entente recebeu apoio da Romênia, Bélgica, Japão, Grécia, Eua e Brasil. O Esforço de guerra trouxe duas conseqüências econômicas importantes.
• Aumento das exportações de matérias – primas e