A organização de uma célula
A Organização de uma célula
Biologia
3/21/2014
Rita Firmino Nº14 10º1
1.Introdução
A célula é considerada únidade básica, funcional e estrutural dos seres vivo. No entanto as células são divididas em 2 grupos: as células eucariotícas e as células procarióticas. Estas segundas são caracterízadas serem bastante simples, e têm uma constituição muito diferente da das células eu carióticas: para além de membra núclear, que por si só é maioritarimente mais resistente que a das céluas procarioticas, tem por vezes também uma cápsola, podem ter cílios (prolongamentos de pequenas dimensões e de grande mas em grande número), flagelo (prolongamentos em pequeno número, mas de maiores dimensões, tambêm pode existir em algumas células eucarióticas) não terem núcelo defenido, ou seja não têm membrana núclear, estando assim o material génetico concentrado no nucleoide (espécie de núcleo sem membrana), os seres vivos compostos por este tipo de células são maioritariamente bactérias. As células eucarióticas são muito mais complexas que as eu carióticas, uma vez que têm muito maior número de constituintes celulares, têm também o material genético consentrado no núcle que é definido por uma membrana celular.
No entanto as células eu carióticas dividem-se também em dois grupos: as células vegetais, e as células animais. As células vegetais têm organelos celulares similares aos das células vegetais, no entanto, têm constituintes que a célula animal não tem: a parede celular, o vacúolo central, de grandes dimensões e os cloroplastos.
A célula animal tem também organeos que são únicos dela:os linsomas e os centríolos.
Célula procariotica
Célula eucariótica vegetal
Célula eucariótica animal
2.Objetivos
Os objetivos deste trabalho esperimental foram os seguintes:
Observar a constituição da célula procariótica vegetal (cebola neste caso) e da célula procariótica animal (eptélio lingual) através do