a onda
O filme "A Onda", dirigido por Dennis Gansel, é baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967. A produção alemã apresenta um professor de ensino médio que, ao assumir de última hora, um curso sobre autocracia, decide proporcionar aos alunos uma experiência prática que explique os mecanismos do fascismo e do poder.
O filme aborda o contexto de uma juventude descrente num futuro diferenciado, onde há falta de um ideal pelo qual lutar e a organização é um conforto para os jovens que, além da ausência de motivação e valores, características da contemporaneidade, enfrentam as dores tão próprias da adolescência, como a ânsia em ser aceito e a busca por uma identidade.
O filme começa apresentando Rainer Wegner, homem de meia-idade que trabalha como professor de ensino médio é anarquista, tem forte presença de espírito, o que faz com que conquiste o respeito das classes que ensina, além de diversos atritos com os outros professores dos colégios onde trabalha, sendo justamente um desses atritos internos que faz com que Rainer assuma uma classe de ensino médio aplicando uma matéria ironicamente avessa a seu comportamento AUTOCRACIA. Rainer, após muito relutar, aceita o desafio e começa as suas aulas, tentando explicar a um desinteressadíssimo grupo o que seria uma autocracia.
Ao frustra sua primeira tentativa, o professor resolve antão